Ainda não há comentários

Agosto Dourado: o mês dedicado à conscientização da importância do aleitamento materno

O leite materno evita o desenvolvimento de diarreias, infecções e contribui marcantemente para a redução da mortalidade infantil. Para a mulher, traz benefícios imediatos como a involução uterina após o parto e, em longo prazo, como a proteção contra o câncer de mama e ovário. Tendo em vista a grande importância desse alimento para a vida e desenvolvimento do ser humano, o mês de agosto foi instituído como Agosto Dourado, o mês do aleitamento materno.

A ideia da data é intensificar ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno, como palestras e eventos; divulgação nas diversas mídias e em espaços públicos e reuniões com a comunidade. Além disso, sugere-se a iluminação ou decoração de espaços com a cor dourada.

Desde os anos 90, também é realizada, no mês de agosto, a Semana Mundial do Aleitamento Materno. Neste ano, conta com o tema “Capacite os pais e permita a amamentação, agora e no futuro! ”. Ela acontece de 1º a 7 de agosto e é celebrada por mais de 120 países, que se unem para relembrar a importância da lactação.

O Brasil tem apresentado grandes avanços em termos da prevalência do aleitamento materno. A Rede Brasileira de Banco de Leite Humano é considerada a maior e mais complexa do mundo pela Organização Mundial de Saúde (OMS). No entanto, alguns estudos mostram que grande parte das crianças brasileiras não recebe amamentação exclusiva até os seis meses ou complementada até o primeiro ano. A extensão até o segundo ano de vida da criança, como estabeleceu a OMS, ainda é bastante rara.

A iniciativa de se ter um mês dedicado ao aleitamento materno surgiu a partir do projeto de lei 3452/2015, de autoria da deputada federal Dulce Miranda (MDB-TO). E recebeu parecer favorável pelo deputado federal Diego Garcia (Podemos-PR) na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados.

O parlamentar acredita que a medida é muito positiva para a conscientização sobre a importância do leite materno. “A data é extremamente positiva para ampliar a conscientização sobre a importância do leite materno para o desenvolvimento pleno da criança, para o fortalecimento de seu sistema imunológico, para o equilíbrio psíquico e para a consolidação do vínculo entre a mãe e o filho. Certamente, no bojo discussão, outros temas virão à tona, em especial, acreditamos, os relacionados à humanização da abordagem à gravidez, ao parto e período pós-natal. Esse é outro aspecto extremamente importante”.

Após aprovado pelo Congresso Nacional, o PL foi sancionado em 2017 e transformado na lei ordinária nº 13.435/2017.

Nobre Oferenda

A cor dourada para representar a campanha foi escolhida por ser o ouro a mais nobre oferenda, tal como o leite materno, devido a todos os benefícios e riquezas que ele representa para o ser humano.

Publicar um comentário